Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anathema

"Todos elogiam o sonho, que é o descansar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos"

Anathema

"Todos elogiam o sonho, que é o descansar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos"

...

03.09.21, Anathema

 

Aos 23 anos, Beheshta fazia parte da equipe de jornalistas da TOLO, uma rede de notícias afegã, quando foi surpreendida por um membro do Talibã no estúdio pedindo para ser entrevistado. A entrevista ao vivo ganhou as manchetes do mundo todo.

"Felizmente eu sempre visto roupas longas no estúdio porque temos pessoas diferentes com mentes diferentes", disse a jovem à Reuters em Doha, capital do Catar, onde vive desde que fugiu do Afeganistão em 24 de agosto com a ajuda do Prêmio Nobel vencedor Malala Yousafzai.

A entrevista em rede nacional faz parte de uma campanha do Talibã para mostrar um lado mais moderado do grupo. Eles prometeram respeitar os direitos das mulheres e incluir outras facções afegãs em um acordo de poder.

 

Apesar disso, Beheshta disse que o grupo ordenou que todas as mulheres usassem hijab e que, posteriormente, todas as âncoras fossem suspensas das emissoras. Ela também informou que o grupo islâmico pediu à mídia local que parasse de falar sobre a queda do governo.

Muitos de seus colegas já haviam deixado o Afeganistão naquela época, apesar de o Talibã dizer que a liberdade de mídia seria garantida e que as mulheres teriam acesso à educação e ao trabalho.