Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anathema

"Todos elogiam o sonho, que é o descansar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos"

Anathema

"Todos elogiam o sonho, que é o descansar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos"

...

 

Em Moulins, na França, mais precisamente no Museu Anne-de-Beaujeu, está a tela “A Verdade saindo do poço”, de 1896, de autoria de Jean-Léon Gérome, escultor e pintor francês. A pintura está ligada à parábola judaica sobre a "Verdade e a Mentira", que diz:
Num lindo dia de sol, a Verdade e a Mentira encontraram-se durante um passeio. A Mentira cumprimenta a Verdade e diz-lhe:
– Hoje está um dia maravilhoso, não acha?
A Verdade embora desconfiada, concordou que realmente estava um dia ótimo. Olhou para o céu, estava claro e sem nuvens. Os passarinhos cantavam e tinha mesmo de concordar que realmente estava um dia maravilhoso.
Então, respondeu para a Mentira:
– Está realmente um dia lindo, Dona Mentira.
– Está mesmo muito calor hoje, continuou a Mentira.
E a Verdade vendo que a Mentira continuava a falar verdade, relaxou.
E foi então que a Mentira convidou a Verdade para tomarem um banho refrescante num poço ali próximo. Despiu as suas vestes, entrou na água e disse:
- Venha Dona Verdade, a água está uma delícia.
Sem duvidar da Mentira, a Verdade tirou a roupa e mergulhou. Nesse momento, a Mentira saiu da água à pressa, vestiu a roupa da Verdade e desapareceu dali a correr.
A Verdade, quando percebeu que tinha sido enganada, e que não tinha o que vestir, porque se recusava a vestir a roupa da Mentira, pensou, pensou, e decidiu que não tiinha de se envergonhar e que sairia dali assim mesmo: Nua! E seria nua que iria caminhar na rua, até à sua casa.
Todos criticaram quem a viu assim despida. Ninguém perguntou a razão daquela nudez. Aos olhos das pessoas era mais fácil aceitar a Mentira vestida de Verdade, do que a Verdade nua e crua.
Desde então, a Mentira viaja ao redor do Mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque o Mundo também não deseja encontrar a Verdade nua e crua....
 
Casa Rosa
❤