...
Anathema, 24.11.24
"Sempre fui fascinado pela lei do esforço reverso. Às vezes eu a chamo de 'lei reversa'. Quando você tenta ficar na superfície da água, você afunda; mas quando você tenta afundar, você flutua. Quando você prende a respiração, você a perde — o que imediatamente traz à mente um ditado antigo e muito negligenciado: 'Quem quiser salvar sua alma, a perderá.'
- Alan Watts, do livro 'Sabedoria da Insegurança'
Esta regra é aplicada pelos Navy SEALs, que estão entre os guerreiros de elite da Terra. Uma coisa que eles aprendem desde cedo é a Lei Reversa (como conseguir o que você quer deixando ir). No treinamento dos Navy SEALs, há uma coisa chamada proteção contra afogamento. Os instrutores amarram suas mãos e pés e jogam você em uma piscina de 9 pés. O objetivo é sobreviver por 5 minutos. Alguns entram em pânico e precisam ser retirados. Alguns até morreram. Mas muitos passam porque conhecem os segredos por trás do teste.
O primeiro segredo: quanto mais você tenta manter sua cabeça acima da água, maior a probabilidade de afundar. Com suas mãos e pés amarrados, é impossível se manter flutuando por 5 minutos.
O segundo segredo: quanto mais você entra em pânico, mais oxigênio você queima.
O paradoxo é brutal: quanto mais você tenta viver, menor a probabilidade de permanecer vivo!
O que você quer fazer é relaxar completamente e se deixar afundar. Quando você alcança o fundo, chute-se de volta para cima para pegar ar. Repita.
Esta história resume perfeitamente a lei inversa: quando mais esforço significa menos recompensa.